História de Jacaroá

Jacaroá é um dos lugarejos mais bucólicos e com uma das mais belas vistas da lagoa. Muito boa para a pesca, para o banho e o lazer. Jacaroá também é utilizada como atracadouros para pequenas embarcações.

Antes de falarmos de Jacaroá que é um bairro da Cidade de Maricá – RJ. Primeiro vamos saber a origem do nome Maricá.

MARICÁ: vem dos termos indígenas “mari” que significa espinheiro e “CAÁ” que significa mato, denominação justificada pela abundância de acácias espinhosas existentes na região. Há também quem atribua a origem do nome a uma corruptela do termo “MARACÁ”, que era um chocalho indígena.

Da onde vem o nome Jacaroá ?

JACAROÁ – É nome de uma das praias da lagoa da Barra. O Tópico é de origem tupi e, à primeira vista, logo se encontra a sua tradução, pois segundo Teodoro Sampaio, significa poça, ôlho-dágua, pequeno charco.

Mas a tradição local veio dificultar essa tradução que parecera tão fácil, denunciando-nos que, no século passado, essa palavra não era pronunciada – Jacaroá -, mas Jacaroeá.

E para essa grafia não encontramos fácil tradução. Não resta menor dúvida que a primeira parte é Jacaré; mas que vem a ser “oá”?…

A tradição veio entretanto, ainda em nosso auxílio e dá-nos uma solução pitoresca. Diz-nos ela que chegando certo dia um grupo de índios àquela localidade encontrou numerosos jacarés dormitando ao sol, logo, porém despertando, pularam os sáurios rapidamente na água.

E, nesse momento, os aborígenes, rindo e saltando, exclamaram com grande alarido: Jacaroeá ! Jacaroeá!

Aquela desinência tanto poderia ser oá como oar, e esta significa, segundo Fr Onofre, cair. Isso porém, não nos dá uma composição aceitavél.

Entretanto, ao fazermos o nosso estudo sobre as sesmarias, fomos encontrar na lista das que foram concedidas para Maricá, as do Capitão Francisco Ferreira Dormund, em 1680, E Baltazar de Abreu Rangel, em 1749, aludindo aquela, à serra e esta à própria lagoa de Jacareguá( Jacaroá, como dizem hoje).

Isso significa, evidentemente, que nos séculos 17 e 18 era assim denominada essa localidade.

Ora, Guá, segundo ‘FR Onofre’ e outros, é – saco, seio de mar, o que está de perfeito acôrdo com a solução procurada. Daí se conclui que também significa, conforme o caso, – pequena enseada, reintrância de lagoa, ou mesmo um simples poço.

Definindo a frase poderíamos dizer – “saco onde há jacarés”, porque, na própria região, há o “Saco das Flores” e “Saco da Lama”.

Assim sendo temos como tradução livre de Jacareguá. Lugar de jacarés, recanto de jacarés, ou mais praticamente – “praia de jacarés”, para não dizemos – “saco de jacarés”, que se tornaria uma expressão ambígua.


Está, portanto, muito certo e de perfeito acôrdo com aquela tradição. Os índios teriam dito: “Jacareguá” ! “Jacareguá” !… Isto é: “Praia de Jacarés ! Praia de Jacarés !” O que afinal, também coincide com a designação expressa naquelas duas sesmarias(7).

Sempre as célebres alterações que surgem no decorrer dos séculos e deturpam as palavras!



(7) RELAÇÃO DAS SESMARIAS DA CAPITANIA DO rIO DE JANEIRO, EXTRAÍDAS DOS LIVROS DE SESMARIAS E REGISTROS DO CARTÓRIO DO TABELIÇÃO ANTÔNIO TEIXEIRA DE CARVALHO POR MONSENHOR JOSÉ PIZARRO DE SOUZA AZEVEDO E ARAÚJO E “PUBLICAÇÕES DO ARCHIVO NACIONAL” – VOL V, PAG 5 E AINDA DAS CÓPIAS EXISTENTES NO ARQUIVO DO DISTRITO FEDERAL.
Anuário Geográfico do Rio de Janeiro – 1948 N°2 – clique aqui

Proteção ambiental – Ilha Cardosa

Das águas mornas de Jacaroá é possível se avistar a Ilha Cardosa,
um ninhal para onde pássaros das mais diversas espécies voam todas as tardes em busca de abrigo seguro para procriação, é um espetáculo único. A ilha é Área de Proteção Ambiental.
Abrir mapa completo

Lagoa de Jacaroá

Fontes:
Ato redePrefeitura de MaricáMaricá Play

Deixe uma resposta